sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Regulamentação da profissão de ECÓLOGO

ATENÇÃO: ESSE TEXTO É DO ECÓLOGO RENATO FERREIRA LIMA, DA UNESP DE RIO CLARO, EU SÓ ESTOU DIVULGANDO...

A profissão de ecólogo está em processo de regulamentação junto ao congresso nacional, para finalmente juntá-los a um conselho profissional e atuar plenamente em suas atribuições, como já é feito atualmente, mas sem o devido reconhecimento legal.

Não se trata de um reserva de mercado pois a profissão tem caráter mais transversal e interdisciplinar, além de ser complementar em relação às demais profissões que já atuam no mercado de meio ambiente. Trata-se apenas da aquisição de direitos legais para que se possa exercer todas suas capacidades e competências.

Para dar seu apoio ao processo de regulamentação da profissão de ecólogo, convido-os a entrar no site do Conselho Regional de Biologia no qual há uma enquete (no canto inferior direito da página principal): "Voce é a favor da
regulamentacao da profissao de ecologo?" Selecione SIM e vote. O Brasil é um gigante em biodiversidade e precisa de profissionais capazes de assegurar sua proteção e seu uso sustentável.

11 comentários:

Anônimo disse...

Otávio, como ecóloga fiquei muito contente ao ler sua mensagem pois ela sintetiza o que tem sido buscado pelos ecólogos brasileiros.

Unknown disse...

Parabéns pelo artigo. Realmente o profissional de Ecologia atua em diversas áreas do conhecimento humano, entretanto a sua atuação ainda esbarra em problemas de regulamentação, os laudos técnicos não podem ser assinados, pois muitas empresas e órgãos públicos desconhecem a profissão e acreditam que a retirada de ARTs é a garantia de um bom serviço. Mas creio que num futuro próximo este quadro se reverta.

Sabrina disse...

Parabéns Otávio! é de profissionais assim que o Brasil precisa, com capacidade de enxergar que as diferenças não existem quando se tem um único objetivo: a conservação! O ecólogo está próximo de ter a tão esperada regulamentação, como bem disse o Rogério, eu acredito nisso também.

Sabrina disse...

Parabéns Otávio! é de profissionais assim que o Brasil precisa, com capacidade de enxergar que as diferenças não existem quando se tem um único objetivo: a conservação! O ecólogo está próximo de ter a tão esperada regulamentação, como bem disse o Rogério, eu acredito nisso também.

Andrea Ramos-Santos disse...

Muito legal Otávio!!!
Coloquei esse texto no meu blog também, boa idéia!
Abração
Deinha (turma da Nat)

Anônimo disse...

Ots, sou sua fã!
Bel

Otávio Cafundó disse...

Gente, vejam o filme do sebrae sobre as profissões do futuro... Vcs vão ver que logo mais não vai importar ser regulamentado ou não. Ecologia é uma profissão do futuro. Esse CRBio não me ajudou em nada nos últimos 3 anos, só cobrou as anuidades nos dias certos. A livre concorrência é que vai mostrar quem é o melhor, e forçar os que querem, a usar a imaginação. A informação tem muito poder, muito poder, mas muito mesmo... aprendam a canalizá-lo e a seleção natural tira do caminho quem é café-com-leite. Não se assustem com esse negócio de regulamentação, apesar de que eu, neste momento, apóie a causa dos ecólogos, independentemente de ser pelo CREA ou pelo CRBio. Que a força esteja com vocês... Mas deixem de pensar "end-of-pipe". Por exemplo: eu, biólogo, regularmente inscrito num conselho, pago R$ 245,00 de anuidade pela minha empresa e mais R$ 180,00 de profissional biólogo. Eu preciso disso tudo pra dar assessoria em sustentabilidade a uma agência de comunicação que presta serviço à uma corporation? Acho que não. O CRBio não me serve pra nada, nesse caso. Isso é uma profissão do futuro. Como regulamentar isso? E um designer de games de PC? Pensem nisso!!!
Ots

Anônimo disse...

É bom saber que existem biólogos como você Otávio, com mente mais aberta ao acreditar na livre concorrência. Sabe que os biólogos ficaram muitos anos sem sua regulamentação. Pois é, nós ecólogos estamos há 28 anos sem uma lei, desde a primeira turma formada em 1979. Sabemos que é um assunto mais político, pois tivemso que fazer acordo com Confea e Cfbio para, assim como ficou a lei que regulamente o exercício do biólogo, que o nosso projeto de lei ficasse sem qualquer artigo que indicasse exclusividade de atuação. Hoje em dia é impossível evitar as sobreposições de atribuições, dada a grande diversidade de profissões.

Henrique Luís disse...

Será quen ão é mais interessante os Ecólogos se unirem ao Conselho Brasileiro de Ambientalismo (COBAM)?

O COBAM, que ainda terá de ser muito melhorado, tramita como Projeto de Lei no Senado desde o começo de julho de 2007, é o Projeto de Lei número 1431/07.

No texto desta Lei não poderia ser mencionado a profissão Ecólogo(a) por conta do já anterior Projeto de Lei do Deputado Mendes Thame (591/03) que regulamentou recentemente os Ecólogos... portanto se o texto do PL do COBAM abrangesse também os Ecólogos seria barrado logo na apresentação, pois o PL 1431/07 regulamenta profissões como Gestão Ambiental de forma separada uma das outras...

O grande avanço que o COBAM DEVE trazer, é de ser o primeiro conselho Multidisciplinar, que não se restrinja à área exata, humana ou biológica.

Para os Gestores(as) Ambientais não adianta quase nada ter o CREA ou o CRQ ou o CRA, sendo que nenhum representa o profissional de fato.

Muitos dizem que a Gestão Ambiental é uma profissão generalista, mas não explicam porque... de fato é mesmo, e eu explico porque:
Gestão Ambiental é a profissão que busca melhoras em pontos críticos apresentados no cruzamento de informações das esferas econômicas, sociais e ambientais nas ciências exatas, humanas e biológicas nois meios físico, biótico e antrópico (nem sempre todas elas ao mesmo tempo).
Gestor Ambiental é o profissional tem que ter na cabeça um "EIA/RIMA" pronto, ao fazer a leitura da paisagem em qualquer situação para qual está trabalhando, executando o planejar, o aplicar, checar e melhorar (PDCA), pelo menos.
A profissão tem um leque gigantesco claro, e tem seus aprofundamentos e especialidades.

O grande porém é que a diferença de um Gestor Ambiental para outro, é com que percepção, com que conceito (e mtas vezes interesse) este profissional fará o cruzamento destes 9 itens que citei, afim de elaborar este "EIA/RIMA" dentro de sua própria cabeça.

Este projeto de Lei que regulamentará (separadamente) profissões de caráter ambientalista e criará um Conselho para estas, ainda está em fase de tramitação, e pode ser muito trabalhado.

Existe um esforço muito grande por parte de Graduados e Graduandos em Gestão Ambiental de Senac, EACH (USP-Leste), ESALQ (USP/Piracicaba), de outras cidades de São Paulo, Minas, Goiás, Mato Grosso e outros Estados mais em acompanhar de perto a tramitação deste Projeto de Lei bem como elaborar documentos, emendas para a melhora deste Projeto de Lei que ainda podemos lapidar.

Eu, particularmente, acho que a profissão de Ecologia se enquandra muito mais no COBAM, e que os(as) Ecólogos(as) ainda podem despertar para isso, e contribuir muito para construção deste Conselho, que deverá preocupar muito com os impactos que cada uso e ocupação do solo traz, (coisa que o CREA que regulamenta as profissões que mais causam alterações no solo e subsolo terrestre não parece ter dado o devido valor nos últimos 40 anos).

O papel de um Conselho é:
- Atribuir (Atividades);
- Disciplinar (código de ética);
- Fiscalizar (Documento tipo ART);e
- Regulamentar.

Este grupo que citei fazer um grande esforço para contribuir na lapidação do COBAM já tem (através de encontros nacionais e regionas) propostas de Emendas para o PL 1431/07, e agora nosso trabalho é colocar no papel justamente estas atribuições/atividades específicas como profissional, o código de ética para o disciplinamento e não apenas (mas também) um documento em papel como forma de fiscalização.


Meu intuito em escrever tudo isso... é saber se essa posição dos Ecólogos se filiarem ao CRBIO já foi concretizada, oficializada de fato.


Grato,
--
Henrique Luís
Gestor Ambiental
Centro Universitário Senac, São Paulo.

Anônimo disse...

Olá, me chamo Mariana e estou cursando o 2ºgrau, ensino médio. Por enquanto não decidi o que vou seguir, mas estou interessadíssima em Ecologia, mas sou do Rio de Janeiro e não encontro faculdade que tenha esse curso, vc poderia me dar uma ajuda me explicando quais outros cursos posso seguir e trabalhar como ecóloga, seilá, qualquer ajuda é válida. Muito obrigada. Mariana Medeiros

Anônimo disse...

Ahhh! Meu e-mail é: marii-limaa@bol.com.br
=)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...